DIFERÊNÇAS SOCIAIS

Hoje saiu na Folha de SP, um dado sobre a diferença social no Brasil. Apenas 10% dos mais ricos do país têm 75% de toda a riqueza nacional. Quem divulgou isso foi o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Para o presidente do instituto, Márcio Pochmann, o grande vilão é a carga tributária, segundo ele, o rico paga pouco imposto. É até simples, os 44,5% de impostos descontado dos brasileiros por ano, faz mais falta para quem ganha pouco do que um “afortunado”.Mas acho que não fica só aí a questão.

Um exemplo nada a ver com o assunto, mas tudo a ver com a transferência de riqueza acontece com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). Os direitos arrecadados são distribuídos por amostragem, ou seja, quem toca mais leva o prêmio. É o mesmo que a arrecadação de IPTU. Pessoas de localidades mais afastadas da cidade, que pagam seus impostos em dia, vêem o centro da cidade toda bonita e limpa, e às vezes isso não acontece nos bairros onde moram. Isso é transferência de riqueza, tirar do pobre para dar ao mais rico.

Pochmann defende que o caminho é discutir uma reforma tributária que melhore a cobrança de impostos de acordo com a classe social, e você?

Anúncios

3 Respostas to “DIFERÊNÇAS SOCIAIS”

  1. Gabriel Andrade Says:

    Acho que o caminho mais curto é ganhar grana, e assim pagar menos impostos. Quem tem grana (poder) no páís não quer que as coisas mudem. Nesse texto fala da situação no Rio no início do século passado. Igualzin.

    Foda!

  2. Paulo Says:

    Essas hordas de excluídos não vão suportar isso por muito mais tempo. A massa miserável vai invadir prédios e condomínios dos ricos para tomar o que não foi dado a deles. Uma enorme convulsão social vai varrer o planeta como um tsunami. Não estou dando uma de Nostradamus. É a lógica dos fatos que escorrer por esse esgoto chamado futuro. Mas eu não vou ver isso. Nem meus netos. Porque não tenho filhos. Faço com o Brás Cubas do Machadão: não vou colocar mais um miserável nesse planetrinha ordinário. Hoje é sexta. Vai uma cerveja?

  3. warlen anarkaos Says:

    Agora mesmo um cientista vai tentar descobrir a matéria escura com uma explosão com cristais e abrirá um buraco negro que mandará o mundo para outra dimensão, ou talvez todo o sistema solar. E por último veio o verbo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: